fbpx

Telefone

47 3368-9438

Endereço:

Final da Rua 258, esquina com a rua 260-A, nº915 - Meia Praia/Itapema (Ao lado do Colégio Atlântico)

Dicas para cuidar dos seus pulmões

Todos conhecem os malefícios causados pelo hábito de fumar, mas sempre é valido relembrar. A cada ano, mais de 7 milhões de pessoas morrem no mundo devido a problemas ocasionados pelo tabaco, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Os principais danos são relacionados aos pulmões, onde a fuligem e a fumaça do cigarro se acumulam e prejudicam seus tecidos. Entre as lesões e doenças pulmonares associadas ao cigarro, estão:

  • câncer;
  • crises asmáticas;
  • pneumonias e outras infecções de vias aéreas;
  • doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como enfisema pulmonar e bronquite crônica.

Para evitar esses problemas, confira 3 dicas importantes para você cuidar dos seus pulmões:

1. Pare de fumar

O cigarro possui diversas substâncias nocivas, como a nicotina. Ela é absorvida pelos pulmões, entra na corrente sanguínea e alcança o cérebro, provocando a rápida sensação de bem-estar, sendo extremamente viciante.

A alta temperatura da fumaça do cigarro lesiona os tecidos dos pulmões, aumenta os riscos de câncer e diminui a capacidade de oxigenar o sangue.

Parar de fumar (ou sequer começar) é a melhor opção para recuperar a qualidade de vida.

2. Pratique exercícios físicos

Praticar atividades físicas beneficia todo o organismo, principalmente os pulmões. As suas funções vão melhorando e se tornam mais resistentes. O exercício aumenta a quantidade de oxigênio enviada para os pulmões, diminuindo os sintomas de doenças como asma e bronquite, até mesmo fazendo elas desaparecer.

3. Mantenha-se hidratado

Hidrate-se e abuse dos líquidos para manter os seus pulmões hidratados, para que eles trabalhem melhor. Para evitar desidratações, proteja-se do sol e procure não realizar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia.

 

No dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, criado em 1986 (Lei nº 7.488) com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população para os danos causados pelo tabaco, tratando como um problema de saúde coletiva.

 

Fonte: Bem Saudável

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...