fbpx

Telefone

47 3368-9438

Endereço:

Final da Rua 258, esquina com a rua 260-A, nº915 - Meia Praia/Itapema (Ao lado do Colégio Atlântico)

Síndrome mão-pé-boca, você sabe o que é?

O que causa a doença mão-pé-boca? 

A doença da mão, pé e boca é causada por vírus que pertencem ao gênero Enterovirus, que inclui poliovírus, coxsackievírus, ecovírus entre outros. O Coxsackievirus é tipicamente o maior causador da doença.

É uma doença grave? 

Geralmente não causará grandes problemas. É uma doença viral benigna e autolimitada. As principais complicações são desidratação, devido ao fato da criança muitas vezes não conseguir ingerir líquidos, e higiene precária da boca, podendo perpetuar a infecção e piorar o quadro. A recuperação completa geralmente ocorre em 7 a 10 dias.

É uma doença contagiosa? 

Sim, muito! Por ser viral, pode ser transmitido através de:

  • Secreções do nariz e garganta (saliva, expectoração ou muco nasal). Aqui inclui beijar, abraçar, tossir…
  • Contato com o líquido da bolha
  • Contato através das fezes
  • Contato com objetos com secreção ou saliva da criança

O período de maior contágio é na primeira semana da doença, e a orientação é manter afastado de outras crianças até todas as bolhinhas estarem bem sequinhas. Ainda assim, o vírus pode ser transmitido por um bom tempo.

Qual o tratamento? 

O tratamento é basicamente com sintomáticos, ou seja, dar remédio para dor se tiver com dor, para febre, oferecer muito líquido para não desidratar, manter aleitamento materno se ainda mama peito. Procure oferecer os alimentos preferidos da criança e evite bebidas quentes, refrigerantes e alimentos ácidos (frutas cítricas, tomates, etc.), pois podem piorar a dor.

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...