Você sabe quando procurar um mastologista?

A incidência do câncer de mama vem aumentando e a mastologia é a especialidade médica que, na maioria das vezes, detecta esta doença entre as mulheres. O mastologista é o profissional que se dedica à saúde das mamas, sendo responsável pela prevenção, rastreamento, diagnostico e tratamento das doenças mamarias.
As mulheres que não apresentam sintomas devem consultar com o mastologista a partir dos 35 anos de idade ou mais precocemente em casos de maior risco como as que apresentam parentes próximos com histórico de câncer de mama ou de ovário. Aliados ao histórico familiar, a menarca precoce, a menopausa tardia, o adiamento da gravidez e o não aleitamento, o estresse, a alimentação inadequada, o sedentarismo, o uso prolongado de reposição hormonal e o uso excessivo de álcool são fatores que podem contribuir para o aumento desse risco.
A consulta pode proporcionar estratégias para prevenção do câncer de mama com medidas comportamentais, tratamento com medicamentos e exames de rastreamento. Devido a maior facilidade de acesso aos exames e equipamentos mais eficazes, a prevenção se torna a cada dia mais importante. Esse cuidado pode impedir o câncer de se manifestar ou detecta-lo em fases precoces permitindo a cura da doença com tratamentos menos agressivos.
Devem procurar o medico mastologista as mulheres ou homens que perceberem alterações em suas mamas, independente da idade ou dos casos na familia – dores, adensamentos, alterações na pele, nódulos ou saída de secreção pelo mamilo. O mastologista fara a avaliação completa com anamnese, exame físico e exames para chegar ao diagnostico e decidir o tratamento adequado.

Mas, como a mulher vai reparar alterações nas mamas?

O autoconhecimento das mamas pode permitir que a mulher note alguma alteração. O autoexame pode ser realizado uma vez por mês, apos o período menstrual. O modo mais simples é apalpar as mamas embaixo do chuveiro enquanto se ensaboa, deslizando os dedos das mãos sobre as mamas. Outras mulheres preferem fazer em frente ao espelho ou mesmo deitadas.
Se você é mulher, pode estar se perguntando: e quem não menstrua? Muito fácil. É só marcar um dia do mês e fazer o exame a cada 30 dias, sempre no mesmo dia. Se no autoexame você identificar qualquer alteração que não era sentida antes, marque imediatamente uma consulta com o mastologista.

O que faz o mastologista nos casos de tumores nas mamas?

Se for comprovada a presença de nódulos suspeitos, possivelmente será necessária a punção ou biópsia do tumor. O material coletado será avaliado por um patologista para identificar se o tumor é benigno ou maligno. Se o tumor for benigno, deve-se fazer o acompanhamento do nódulo ou retira-lo através de cirurgia. No caso de tumor maligno, a indicação é de cirurgia que pode atingir um quadrante da mama até a mastectomia. A quimioterapia, a radioterapia e a hormonioterapia podem ser indicadas como adjuvantes no tratamento em casos selecionados.